Revista Fato

menu Menu

Pela primeira vez na história, mais da metade dos idosos estão conectados à internet no Brasil

Publicado por: , em 30/11/2022 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 3 minutos

Foto: Arquivo Pessoal

 

Hello, Conectados! Espero que estejam todos bem!

Como o tempo está voando, hein?! Queria eu que a minha internet fosse tão rápida assim também (risos). 

Prontos para mais um bate-papo? Então, bora lá!

Hoje eu vim trazer para vocês um dado muito importante, divulgado há pouco tempo, sobre o número de idosos conectados à internet no Brasil.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em setembro deste ano, que a maioria das pessoas a partir dos 60 anos de idade no Brasil já eram usuárias de internet no final de 2021. O instituto apontou ainda que essa é a primeira vez que o acesso ultrapassa a marca da metade da população nesta faixa etária.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) que, em um de seus módulos temáticos, avaliou o “Acesso à Internet e à televisão e posso de telefone móvel celular para uso pessoal”. Além do aumento no número de idosos conectados, a pesquisa mostrou um aumento de 90% dos lares brasileiros com internet em 2021. Isso representa um total de 65,6 milhões de domicílios conectados.

De acordo com a pesquisa, o grupo com mais de 60 anos conectado à internet saltou de 44,8% para 57,5%. A pesquisa mostrou que houve um aumento significativo na compra de aparelhos celulares pelas pessoas na faixa etária. Estima-se que esse aumento pode ter sido impulsionado pelas medidas de isolamento adotadas durante o agravamento da pandemia de Covid-19. 

Além deste quesito, outro ponto que também deve ser levado em consideração, é o fato de que as pessoas estão envelhecendo com mais qualidade. Elas têm se mantido mais ativas e exercendo uma série de atividades rompendo as barreiras da idade.

Benefícios da conectividade para os idosos

Além de oferecer uma forma de entretenimento e também uma facilidade para solucionar questões do dia-a-dia, a conexão dos idosos à internet traz outros benefícios muito importantes.

Ela contribui para uma maior inclusão social; ajuda também a melhorar a qualidade de vida; aumenta o contato com a família – permitindo ver os filhos, netos e também os amigos com mais frequência; revigora a mente e oferece novas formas de diversão.

Aliás, você já reparou o grande número de pessoas acima dos 60 anos atuando como influenciadoras digitais? E elas estão despontando neste mercado nos mais variados segmentos: moda, saúde, beleza, estilo de vida, esportes, viagens, games e por aí vai. 

As marcas também estão atentas a isso e se adaptando para oferecer as melhores experiências para esse público.

Atenção aos riscos!

Maaaas, como nem tudo são flores, é preciso estarmos atentos à segurança dos nossos idosos na internet. 

Ainda que os benefícios sejam inúmeros e os idosos estejam cada vez mais conectados, muitos ainda não estão totalmente familiarizados com os riscos que a internet pode oferecer. 

Infelizmente muitos idosos acabam suscetíveis a diversos tipos de golpes que envolvem, principalmente, questões financeiras. 

Por isso, é muito importante que eles sejam orientados sobre os riscos de compartilhar dados pessoais e financeiros na internet. Eles precisam estar atentos também quanto a links e informações repassadas por pessoas desconhecidas. Outra orientação importante é sobre a privacidade, alertando-os para o não compartilhamento de informações como o endereço, por exemplo.

Com esses cuidados eles podem aproveitar todas as comodidades que a internet oferece e ainda arrasar nas redes sociais!

 E você, tem algum idoso superconectado em casa? Conta pra gente como é a relação dele com a internet! 

Até a próxima!

 

Rafaela Namorato

Jornalista, especialista em Assessoria de Comunicação; Gestão da Comunicação nas Organizações e em Marketing Digital. Uma verdadeira apaixonada por internet e pelas mídias sociais. É também a dona do boteco mais divertido da internet: o @obotecofeminino.