Publicado por: Revista Fato, em 07/05/2020 - Categoria: CIDADE
Tempo de leitura: 4 minutos
Em vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura de Ubá, o Prefeito Edson Teixeira Filho fez um pronunciamento na noite desta quarta-feira (06), data que foi publicado o Boletim Epidemiológico (Covid-19) de nº 53 que apresentou mais 11 novo casos confirmados para Covid-19 no município. No total, a Cidade Carinho possui 20 pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
O Prefeito iniciou o vídeo atualizando a população acerca do considerável número de casos confirmados em um curto período de tempo e reforçou o quanto é preocupante a situação do município.
“A maioria dos casos confirmados está concentrado em um único bairro. No entanto, de sete a oito bairros da cidade tem pacientes infectados pela doença”, destacou Edson reforçando que é preciso que tenhamos controle sobre as nossas saídas de casa.
O Prefeito bateu na tecla de circularmos o menos possível em vias públicas: “Se você notar qualquer sintoma da doença, por mais simples que seja, procure imediatamente uma unidade de saúde. Chamo a atenção para isso, pois Ubá já possui a transmissão comunitária, o que é muito preocupante”.
Durante o pronunciamento o Prefeito também declarou que a abertura do comércio nada tem a ver com o crescente número de casos publicados no Boletim de nº 53: “Pode haver algum impacto? Até pode, se as pessoas não tiverem responsabilidade e não seguirem as recomendações do Ministério da Saúde, do Estado e do município” enfatiza.
Edson reforçou sobre a obrigatoriedade do uso de máscara em vias públicas e que a fiscalização cobrará permanentemente de quem não estiver fazendo o uso do acessório de proteção, acarretando a possibilidade de cobrança de multa para quem estiver descumprindo tal exigência do Decreto.
“Estamos em contato permanente com a Promotoria de Ubá. Uma reunião foi agendada com promotores do município e região e acontecerá nesta sexta-feira, 8 de Maio, às 14 horas, com o objetivo de tentarmos traçar ações conjuntas entre os municípios. Estarão participando as maiores cidades da região da Zona da Mata onde tentaremos estabelecer condições comuns para enfrentarmos a crise do novo coronavírus” declarou.
Edson enumerou algumas medidas que já estão sendo adotadas em Ubá: “Desde o início da pandemia nós criamos algumas condições, uma delas foi o que chamam de “Hospital de Campanha”. Eu diria um “Centro de Triagem”, para que as pessoas que tenham sintomas da doença e tenham necessidade de ir para um hospital, possam ser tratadas, alimentadas e com atendimento médico 24 horas por dia”.
Segundo o Prefeito, a Casa de Oração foi cedida gentilmente pela Igreja Católica e nela estão sendo preparados 210 leitos de atendimento para tratar suspeitos/infectados de Covi-19. “Além disso, estamos apoiando o Hospital Santa Isabel para a criação de 30 a 40 leitos exclusivos para tratamento de Covid e disponibilizaremos um número maior de leitos de UTI para casos que tenham esse tipo de demanda”.
O Prefeito também falou sobre a medida adotada para organizar a extensa fila dos últimos dias na Caixa Econômica Federal: “Como não querer que a população não se desloque para receber o auxílio emergencial de R$600 reais do Governo Federal? Esse, é um momento, que nós temos que apoiar essas pessoas. Diante da grande quantidade de gente na fila, nós estamos disponibilizando equipes com máscaras, álcool em gel, para organizar, ajudar e explicar o que cada cidadão que tenha dúvida ou necessite de esclarecimento, deva fazer para receber o recurso, se tem ou não tem direito naquele momento. Além disso, aquelas pessoas que não estão fazendo o uso da máscara, nós também estamos fornecendo, assim como álcool em gel ao longo da fila para higienização das mãos”.
Segundo Edson, outra ação já em andamento organizada pela Prefeitura são as equipes volantes circulando em vários bairros da cidade orientando sobre o uso correto da máscara, reforçando a importância de ficar em casa e com isso, ajudando a fiscalização a fazer o seu trabalho. “Seguiremos, inclusive, o nosso trabalho de fiscalização. Empresas que estiverem descumprindo as normas estabelecidas no Decreto Municipal serão notificadas e eventualmente até fechadas, pois nós não permitiremos que as pessoas ultrapassem os limites que foram determinados no Decreto” pontua.
O Prefeito encerra dizendo que a Prefeitura de Ubá está confiante de que a população atenderá os apelos da administração neste momento: “Aqueles que não puderem ficar em casa e tiverem que sair, que tomem os devidos cuidados. A Prefeitura continuará trabalhando permanentemente pela saúde. Se for possível trabalhar com o comércio relativamente aberto como está funcionando hoje, com a flexibilização, continuaremos. Se for preciso também tomar medidas mais duras, nós tomaremos. E temos a capacidade para fazê-lo e se houver necessidade, faremos sem nenhum problema. Não adianta nós querermos liberar determinadas ações e termos problemas com a saúde. Temos que ter equilíbrio e esse é o meu pedido, que tenhamos equilíbrio. Tudo o que for decidido, será em nome da defesa da saúde da população” encerra.