Revista Fato

menu Menu

Por que os produtos de higiene para os humanos não devem ser usados nos pets?

Publicado por: , em 12/08/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Foto: Arquivo Pessoal

É de estrema importância a higiene dos pets, como banhos regulares, saúde oral, escovação de dente, limpeza das patas e tosas feitas de forma correta. Mas também é importante nos atentarmos nas escolhas dos produtos utilizados em nosso pet, pois a pesar de considerarmos nosso pet como um membro da família, precisamos respeitar as diferenças de características e de necessidades das espécies, por tanto devemos ter alguns cuidados: com shampoo,  condicionador, perfume, pasta de dente, talco e lenço umedecido, que são utilizados nos nossos pets. O             PH que é a unidade de medida que estabelece a acidez ou alcalinidade de uma substancia da nossa pele, ele é diferente do PH da pele dos cães e dos gatos.

Se você utiliza produtos de bebê em cachorro e gato, não está fazendo bem para o seu animal. No produto pra criança está escrito PH neutro, mas é PH neutro para pele de seres humanos e não para pele de animais. 

Entende-se que mesmo que esteja escrito produto infantil, suave e PH neutro, não deve ser usado nos pets. Para isso, existem todos os produtos que são elaborados, testados e qualificados para o PH de cada animal, tanto do gato, quanto do cachorro. Sendo assim, temos que utilizar o produto especifico, visando a saúde do animal!

Além disso, é muito importante prestarmos atenção na característica do animal, se ele possui pelo curto, pelo longo, pele oleosa ou pele ressecada, para escolhermos o produto adequado, por isso é de mera importância consultarmos o médico veterinário para ficarmos ciente.

Dar banho toda semana no seu pet não faz mal para ele, uma vez que ele seja saudável e não tenha nenhum problema dermatológico que não possa dar banho, sendo utilizado o shampoo e o condicionador especifico para cães pode ser dado sim o banho, sendo que ele seja feito de forma correta. Se for em pet shop, você deve conhecer o ambiente, os produtos e os profissionais para garantir a qualidade do serviço.

Seu pet precisa também precisa escovar os dentes, essa escovação deve ser feita com uma pasta dental de cachorro e de gato, uma vez que essa pasta não vai ter açúcar e não vai ter flúor, então não pode escovar dente de cachorro com a nossa pasta. Temos que escovar o dente dos pets diariamente, para evitar a formação de placas no dente e inflamação dessa gengiva e tem que ser escovado todos os dias, para evitar a formação de mau hálito, proliferação de bactérias, doenças periodontais, entre outras coisas.

Foto: Arquivo Pessoal

 Ressaltando que temos que ter um pouco de paciência até o animal acostumar e criar o habito de escovar os dentes, um truque muito legal é que após escovar os dentes você oferece um agrado como uma maçã picada, para que o animal associe o momento como prazeroso. Mesmo escovando os dentes diariamente é importante que leve o animal ao médico veterinário pra que seja feita uma avaliação desses dentes, da saúde oral do animal que é importantíssimo.

Se você tem um animalzinho que não vai ao pet shop, você deve saber que deve limpar o ouvido com produto especifico para cães e gatos no conduto auditivo após o banho. Outra higiene importantíssima é a das patas, quando sair com seu pet para passear, é importante fazer a higiene das patas quando retornar. E como fazer a higiene das patas? Existem produtos no mercado como limpa patas, nada de passar álcool na pata do animal e você pode lavar também com sabonete ou shampoo de cachorro e secar bem, lembrando de usar o secador se não você pode criar problemas para o pet.

E essa rotina de higiene que temos com nosso pet é de extrema importância para mantermos o animal saudável, com maior longevidade, com maior vitalidade e com uma qualidade de vida mais feliz para nosso amigo. Ah, e lembre-se: o animal precisa cortar as unhas viu, é de extrema importância!

Dra Tuanny Rufato

Médica Veterinária de pequenos animais e especialista em Alimentação Natural para cães saudáveis e terapêuticas