Revista Fato

menu Menu

Prefeito de Ubá participa de movimento por mais recursos para a saúde

Publicado por: , em 29/04/2021 - Categoria: CIDADE

Tempo de leitura: 2 minutos

Prefeito Edson participa de reunião com prefeitos e presidente do TJMG (Fotos: Cecília Pederzoli / TJMG)

Participando do “Movimento 100+”, que reúne prefeitos de municípios mineiros com população acima de 100 mil habitantes, o prefeito Edson Teixeira esteve na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (26). Na pauta do grupo de prefeitos, um pedido de ajuda ao TJMG para intermediação de acordo com o governo do estado visando o pagamento de verbas vinculadas à saúde e que estão em atraso desde 2013. No caso de Ubá, a dívida se aproxima de R$ 20 milhões. A dívida total do estado, considerando todos os municípios, seria de aproximadamente R$ 6 bilhões.

A ausência do repasse aos municípios está tornando ainda mais crítica a administração da área de saúde, durante a pandemia da COVID-19. O objetivo da “Movimento 100+” é cobrar mais apoio do Governo do Estado e Governo Federal em diversas ações necessárias para o enfrentamento à pandemia nos municípios. Nas últimas semanas, os prefeitos já reuniram-se com o presidente da ALMG, com o Procurador-Geral do Estado, com o Governador de Minas Gerais, e agora com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes.

O presidente Gilson Lemes recebeu o grupo, ouviu as principais reivindicações para a construção de um futuro acordo e prometeu levar o caso diretamente ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema e dar retorno aos prefeitos até a próxima sexta-feira (30/04).

Leia mais: Prefeito participa de “Movimento 100+” em busca de vacinas, medicamentos e recursos

Reuniões com parlamentares

Através da Associação Mineira de Municípios (AMM), outras reuniões visando maior mobilização sobre o tema foram realizadas nos últimos dias. Nesta terça-feira (27), prefeitos puderam participar de reunião remota com a bancada mineira de deputados federais. Na ocasião, mais de 250 prefeitos participaram apresentando suas demandas e pedindo comprometimento para intensificar vacinação e alocar mais recursos para o enfrentamento da pandemia. Também via AMM, prefeitos reuniram-se com os senadores mineiros Antônio Anastasia, Carlos Viana e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O encontro virtual contou com a presença de mais de 300 prefeitos, no dia 23/04, para apresentação das demandas municipalistas mais urgentes ao enfrentamento da pandemia. O prefeito de Ubá participou das duas reuniões.

 

Matéria replicada do portal: Assessoria de comunicação PMU

Foto destaque: “Movimento 100+” reuniu-se com presidente do TJMG (Fotos: Cecília Pederzoli / TJMG)