Revista Fato

menu Menu

Prefeitura de Ubá confirma 1º caso da Covid-19 na cidade

Paciente testada é do sexo feminino, tem faixa etária de 30 a 35 anos e é profissional da área da saúde

Publicado por: , em 05/04/2020 - Categoria: UTILIDADE PúBLICA

Tempo de leitura: 2 minutos

O Boletim Epidemiológico de nº 22, divulgado no início da tarde de hoje confirmou o 1º caso da Covid-19 na Cidade Carinho. Trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária de 30 a 35 anos, profissional da saúde.

Boletim Epidemiológico atualizado neste domingo, 5 de Abril.

De acordo com informações enviadas no boletim, a paciente que testou positivo teve contato com pessoa proveniente do Rio de Janeiro, que testou positivo para a doença. Ao apresentar os primeiros sintomas, e pelo histórico de contato com um caso positivo, a paciente fez a coleta de material no dia 23 de março. Manteve-se em isolamento domiciliar por 16 dias. Hoje, está bem e não apresenta mais sintomas.

Vinte e quatro pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultado do exame. Sessenta e nove pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.Vinte pacientes testados já receberam resultado negativo para COVID-19.

O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e catorze (114).

Importante esclarecer que:

Os teste rápidos para COVID-19 para os municípios serão fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados. 

Internações

Ubá possui duas pessoas internadas com suspeita de COVID-19.

1) paciente do sexo masculino, idoso, 70 anos, acamado, isolado, com quadro estável.
2) paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável.