Revista Fato

menu Menu

Prefeitura de Ubá realiza levantamento de trabalhadores da Saúde no município (NÃO É CADASTRO PARA VACINA IMEDIATA)

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Publicado por: , em 19/04/2021 - Categoria: CIDADE

Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Divulgação

Visando apresentar ao Ministério da Saúde e demais instâncias o déficit de doses de vacinas destinados ao município de Ubá frente à demanda da população inserida como público alvo das etapas iniciais do Plano Nacional de Imunização, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, até às 12h de terça-feira  (20/04), o LEVANTAMENTO do número de trabalhadores da saúde do município (veja a descrição destes trabalhadores e mais informações abaixo).

Importante: A ação neste momento trata-se apenas de levantamento visando comprovar o real público desta categoria no município, tendo em vista que a estimativa do Ministério para envio das doses é baseada em dados que não tem traduzido o real cenário desta categoria. 

Quem são os trabalhadores dos serviços de saúde?
Segundo o PNI (Plano Nacional de Imunização), trabalhadores dos serviços de saúdesão todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da  educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex.cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.  (Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.)

Atenção: o formulário será encerrado no dia 20/04 (terça-feira), às 12 horas.

O formulário do levantamento está disponível e deve ser preenchido no site da Prefeitura: www.uba.mg.gov.br

Matéria replicada do portal: ASCOM