Revista Fato

menu Menu

Prefeitura de Visconde do Rio Branco investe em tecnologia e lança programa “Cidade Digital Papel Zero”

Além da economia com papel, implantação trará eficiência à Administração e segurança no tratamento da informação para a população em um ambiente 100% on-line

Publicado por: , em 14/06/2021 - Categoria: REGIãO

Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Visconde do Rio Branco

Visconde do Rio Branco (MG) – A Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco dará um importante passo para a confirmação de uma gestão transparente, ágil, eficiente, moderna, econômica e agora sustentável. Será lançado na próxima terça-feira, dia 15 de junho, o programa “Cidade Digital Papel Zero”, que tem como objetivo eliminar, a médio prazo, o uso do papel em documentos oficiais.

Com a implantação do “Cidade Digital Papel Zero”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, o município irá eliminar a tramitação interna de papel da Administração Pública e passará a proporcionar processos, solicitação de documentos e serviços de forma digital para a população, transformando envio e recebimento de documentos, solicitações, pedidos e protocolos em um ambiente 100% on-line, seja pelo site oficial ou por aplicativo de celular. O cidadão terá um Protocolo Digital de Documentos.

Com isso, todos os atos normativos do Executivo e protocolos feitos pela população passarão a ser digitais, ou seja, sem a necessidade de se descolar até a sede do Paço Municipal para registrar a solicitação. O cidadão poderá, inclusive, acompanhar o andamento do pedido pelos meios digitais, evitando dessa forma filas de espera e garantindo mais comodidade e menos burocracia.

No entanto, os serviços de atendimento continuarão funcionando normalmente na sede da Prefeitura, sendo as pessoas orientadas a utilizar os serviços disponíveis na nova ferramenta digital. Todos os servidores têm passado por um período de treinamentos interno para passar orientações e prestar esses serviços a partir do próximo dia 15 de junho.

De acordo com a Prefeitura de Visconde do Rio Branco, a estimativa de economia com a implantação do programa “Cidade Digital Papel Zero” será superior a R$ 300 mil ao ano. Além dessa redução de gastos, o programa irá melhorar e agilizar a resolução da demanda do atendimento e levar transparência de ponta a ponta para as solicitações do cidadão com o município. Os protocolos digitais e o acesso aos serviços do Poder Público municipal poderão ser feitos a qualquer hora do dia.

De acordo o prefeito municipal de Visconde do Rio Branco, Fabinho Antonucci, o município está dando um grande passo e avançando no que tem de mais moderno hoje em se tratando de Administração Pública, que preza pela transparência e eficiência, pela economia de gastos e também na preocupação com o meio ambiente.

Matéria: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Visconde do Rio Branco