Revista Fato

menu Menu

Prefeitura decreta Situação de Emergência em Saúde Pública pelo risco epidêmico do Novo Coronavírus

Publicado por: , em 16/03/2020 - Categoria: CIDADE

Tempo de leitura: 2 minutos

Durante coletiva de imprensa realizada nessa segunda (16), o prefeito Edson Teixeira Filho divulgou o Decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública no município em virtude do risco epidêmico do Novo Coronavírus. Durante uma rápida aparição, Edson enfatizou que é o momento dos cidadãos se unirem acima de qualquer interesse político, e logo em seguida retirou-se do salão vermelho visando ser exemplo uma vez que se encontra no grupo de risco por conta de sua faixa etária.

Entre as orientações, a secretária municipal de saúde, Dulcinea Perini, destacou a importância de seguir os métodos de prevenção, tais como a higienização correta das mãos, a proteção com o cotovelo ao tossir ou espirrar, não conversar com muita proximidade, além de evitar aglomerações. “O vírus se propaga com a maior rapidez possível, portanto, solicitamos publicamente e de forma especial aos idosos que evitem ir à feira livre, mandem outras pessoas. Não estamos pedindo aos cidadãos que se isolem em seu mundo, mas poupar o contato é o que precisamos fazer agora junto à nossa proteção individual”, disse.

Além da indicação sobre a feira, destacou-se também as escolas, já que, seguindo as recomendações do governo do Estado, as aulas da rede municipal estarão suspensas de 18 à 22 de março até segunda ordem. Quanto aos eventos, a prefeitura não proibiu expressamente, mas recomenda que sejam adiadas festividades com mais de 100 pessoas e agrupamentos em locais fechados. “A doença vem, o que nós queremos é minimizar o seu efeito”, disse o médico Dr. Cleverson Mosqueira.

Em Ubá, até o momento foram identificados três casos suspeitos que se encontram sob monitoria e dois casos prováveis cujos testes estão sendo realizados em Belo Horizonte. “Trata-se de uma pandemia, portanto, a qualquer momento podemos confirmar ou negar um caso como vem acontecendo em várias cidades. Estamos em estado de atenção”, encerrou Dulcinea.