Revista Fato

menu Menu

Prefeitura oferece pré-natal odontológico às gestantes do município

Publicado por: , em 24/06/2021 - Categoria: CIDADE

Tempo de leitura: 2 minutos

Na Policlínica Odontológica, um consultório foi montado exclusivamente para o atendimento às gestantes | Foto: ASCOM/PMU

Assim como o pré-natal geral, a assistência odontológica às mães também é oferecida gratuitamente no município, através do Sistema Único de Saúde (SUS). O pré-natal odontológico é importante para evitar o aparecimento ou agravamento de problemas bucais que podem levar ao parto prematuro ou nascimento de uma criança com baixo peso.

Em Ubá, o pré-natal odontológico acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com consultório odontológico e profissional cirurgião dentista e, desde o mês de maio, também está sendo realizado na Policlínica Odontológica, para acompanhamento das gestantes que residem em áreas descobertas.

Na Policlínica Odontológica, um consultório foi montado exclusivamente para o atendimento às futuras mamães, oferecendo assim um acompanhamento acolhedor e humanizado. Até o momento, cerca de 44 gestantes já foram atendidas no local.

Durante o pré-natal odontológico, a mulher recebe orientações sobre o cuidado com a higiene bucal, sobre como fazer a limpeza da boca do bebê mesmo antes do primeiro dente nascer e, ainda, sobre a importância de evitar hábitos como uso prolongado de chupetas e mamadeiras. Além disso, as gestantes passam por tratamentos odontológicos como restaurações, tratamento periodontal, entre outros.

Durante o pré-natal odontológico, a mulher recebe orientações e passa por tratamentos odontológicos. | Foto: ASCOM/PMU

O encaminhamento da gestante ao serviço é realizado pela Unidade Básica de Saúde durante a realização do pré-natal. O atendimento deve ser agendado e acontece de segunda a sexta-feira, de 07h às 16h.“O pré-natal odontológico é extremamente importante pois os problemas bucais podem ser prejudiciais tanto para a mãe quanto para o bebê, especialmente quando compromete a nutrição e contribui para a instalação de um quadro infeccioso. Neste sentido, é fundamental o papel do cirurgião dentista durante a gestação, realizando o tratamento curativo quando necessário, para avaliar os riscos a saúde bucal, prevenindo hábitos inadequados e doenças bucais e reforçando conceitos como aleitamento materno e alimentação saudável”, explica a Supervisora da Seção de Assistência Odontológica do município, Aléxia Carvalho Zanon dos Santos.

Matéria replicada do portal: ASCOM/PMU