Revista Fato

menu Menu

Quais cuidados preciso ter para que meu pet cresça saudável?

Publicado por: , em 21/03/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Ao adquirir um filhote, devemos sempre consultar um médico veterinário de confiança para que os primeiros cuidados com o animal sejam tomados. Os filhotes precisam ser examinados para que se escolha o protocolo vacinal ideal para cada espécie que deve-se iniciar logo após o desmame. Além de manter o protocolo vacinal em dia, os animais precisam também ser vermifugados periodicamente.

As vacinas irão prevenir que o animal contraia viroses. Os vermífugos combatem os endoparasitas e vermes intestinais e mesmo que o  pet nunca tenha tido contato com ruas e outros animais, o ideal é seguir todas orientações para que não afete a saúde dos mesmos.

No primeiro ano de vida o animal recebe todas as doses de vacina necessárias para iniciar a proteção, e a cada três meses o vermífugo deve ser ministrado na dose correta de acordo com o peso. A partir de um ano de vida as vacinas são aplicadas uma vez ao ano e o vermífugo a cada seis meses.

É de extrema importância também prevenir e combater os ectoparasitas como as pulgas e carrapatos que também transmitem doenças. Existem vários medicamentos com período de duração diferentes que podem ser prescritos pelo Médico Veterinário de acordo com a fase da vida do animal.

Para que seu amigo pet esteja sempre forte e feliz, é muito importante que ele esteja saudável, e isso depende dos cuidados que você oferece a ele. Além de uma boa alimentação, manter vacinas, vermífugos e ectoparasiticidas em dia, é imprescindível que o animal faça uma consulta de rotina pelo menos uma vez ao ano com o seu Médico Veterinário.

Dr.ª Joyce Caldeira

Médica Veterinária em Clínica Veterinária em Pet Shop Amor Animal; Pós Graduada em Clínica e Cirurgia de pequenos animais pelo Instituto Qualittas de pós graduação. Graduada em Medicina Veterinária pela UNIPAC de Juiz de Fora.