Revista Fato

menu Menu

Quando escovar e o que usar?

Publicado por: , em 17/06/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

A primeira informação importante de hoje é sobre quando levar seu bebê pela primeira vez ao odontopediatra ou a primeira consulta. Esse momento é de extrema importância para trabalhar com prevenção!

A primeira consulta coincide com o início da escovação, que é quando aponta-se o primeiro dentinho do bebê. Isso ocorre m torno dos 6 meses.

A partir deste momento inicia-se o acompanhamento odontológico da criança com consultas preventivas e a escovação com pasta de dente e escova.

Hoje a Associação Americana de Odontopediatria, juntamente com a Associação Brasileira de Odontopediatria, recomendam o uso da pasta de dente com flúor para todas as pessoas com diferentes faixas etárias. Portanto, o bebê usa sim pasta com flúor e isso muda de acordo com a idade e a quantidade de pasta. Vale ressaltar que cada idade usa uma quantidade pré determinada de pasta.

Atualmente recomendamos o uso único e exclusivo de pasta de dente fluoretada e escova para bebês. Não tem evidências científicas para uso de higiene do rebordo gengival com gaze e água (período prévio ao nascimento do primeiro dentinho).

Para finalizarmos e ficar fácil: nasceu o primeiro dentinho? Já escova com escova e pasta e leva no odontopediatra para fazer a primeira consulta e lhe amparar neste momento de descobertas e mudanças!

Drª. Mariane Vaz de Melo

Graduada em odontologia pela Estácio de Sá; Pós graduada em odontopediatria pela São Leopoldo; Pós graduada em hipnose clínica pelo instituto brasileiro de hipnose; Atualização em laser de baixa potência.