Revista Fato

menu Menu

Rabanada: uma receita fácil e prática pra sua Ceia Natalina

Publicado por: , em 23/12/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Que tal uma receita saborosa pra complementar sua Ceia de Natal? Chamadas de fatias douradas, a rabada é um doce típico usado para comemorar a data mais especial do ano em vários países.

“Sabe-se que foi criada através da necessidade do reaproveitamento do pão (amanhecido), tendo em vista que sempre foi considerado um ingrediente sagrado, até mesmo por representar o corpo de cristo para os católicos. A sua origem sempre se remete a Portugal, mas em todo o mundo é possível encontrar variações da rabanada, como o “Eggy bread” na Inglaterra, o “French toast” nos EUA, e o “Pain Perdu” na França. Isso mostra que é muito mais provável uma forte influencia francesa na origem da rabanada, do que uma influencia portuguesa.

Trata-se de fatias grossas de pão, mergulhadas no leite, passadas em ovos batidos, fritas em óleo ou ainda assadas, e para finalizar polvilhadas com açúcar e canela. Depois de tantos anos de existência da receita, já é possível encontrar versões diferentes, como por exemplo, o acréscimo de vinho do porto, frutas vermelhas, e o acompanhamento do creme inglês”.

For que você aprendeu um pouquinho sobre esse parto delicioso, aproveite pra preparar na sua casa, te garanto que é prático. Anote a receita e saboreie com a família! Boas festas!

 

Ingredientes:

  • 1 Baguete de pão para rabanada (pão francês amanhecido ou pão sovado ou brioche);
  • 4 Ovos;
  • 1 Leite de leite;
  • 8 Colheres de sopa de açúcar rasa;
  • Óleo de milho ou canela;
  • Manteiga para fritar;
  • Açúcar, canela a gosto, mel ou leite condensado;

 

Modo de Preparo

Cortar a baguete com 3 centímetros mais ou menos. A cada 250ml de leite colocar 1 ovo batido e duas colheres de açúcar. Embeber as fatias de pão no leite com ovos até ficar bem encharcada. Aqueça a frigideira com 1 fio de óleo e uma colher de manteiga. Fritar de um lado e do outro até dourar e cozinhar por dentro.

Obs.: enfiar o garfo, se a ponta estiver quente o meio está cozido. Retire da frigideira e sirva com açúcar e canela ou leite condensado e canela.

Sandra Pacheco

Com mais de 20 anos de experiência, Sandra reúne em suas criações a beleza da confeitaria e o sabor inigualável de suas receitas baseadas em ingredientes seletos. À frente do próprio atelier, ela oferece um menu variado em tortas e bolos para eventos em geral, além de sobremesas que prometem adoçar o seu dia a dia!