Revista Fato

menu Menu

Reuniões e requisitos para retomada de novas atividades

Publicado por: , em 27/08/2020 - Categoria: CIDADE

Tempo de leitura: 2 minutos

Em razão das mudanças no Plano Minas Consciente, a Prefeitura de Ubá realizou reunião com representantes dos setores de academias, clubes e atividades religiosas para estabelecimento de protocolos e diretrizes para o retorno destas atividades. Foram definidos alguns requisitos para tornar a retomada mais segura e colaborativa. Entre eles, caberá a cada estabelecimento destes segmentos a formulação e envio para a Secretaria Municipal de Saúde de um documento apresentando as características individuais de sua atividade e espaço físico, e como as diretrizes/protocolos do Minas Consciente serão adaptados àquela atividade, e ainda, a publicação de um novo decreto permitindo estas atividades. Até o momento, as mesmas ainda seguem proibidas.

O encontro com representantes da Igreja Católica aconteceu no dia 25, e com representantes de academias e clubes,além de igrejas evangélicas e centros espíritas, ao longo do dia 26. Em todas as reuniões, foi ressaltado o aumento do número de casos de COVID-19 em Ubá nas últimas semanas, e o número de óbitos registrados. “Sabemos que o distanciamento social é uma medida importante para a prevenção do contágio da doença. Por isso, sempre pedimos para as pessoas que podem ficarem mesmo em casa. Para aquelas que são do grupo de risco, cumprir essa orientação deveria ser quase uma obrigação. Ou seja, independente das atividades econômicas estarem em funcionamento, a pandemia não acabou. As pessoas precisam ter consciência coletiva dos riscos da contaminação”, alerta a Secretária de Saúde, que conduziu as reuniões, ouviu as demandas de cada segmento e repassou as orientações necessárias.

Protocolos serão apresentados por cada empresa/instituição e analisados individualmente antes da liberação
Para essas atividades, a Secretaria de Saúde estabeleceu novas regras como requisitos para o retorno das atividades. Entre elas, cada empresa, instituição, clube ou templo religioso deverá encaminhar email para o endereço covid@uba.mg.gov.br, com o assunto: “Apresentação de protocolo de reabertura”. Neste email, caberá aos responsáveis pela empresa apresentar as características físicas do imóvel como metragem, número de portas de acesso (entrada/saída), como as atividades serão realizadas (em quais horários, limitadas a quantas pessoas, se haverá entrada e saída por locais distintos, se há locais para lavar de mãos, como será feito o distanciamento recomendado, dentre outras relevantes para a atividade) em uma proposta de protocolo individualizado, adequado às diretrizes do Minas Consciente, obrigatórias a todos.

Após análise deste protocolo individual, caberá a equipe técnica da Secretaria de Saúde propor alterações ou aprovar o documento. Destaca-se que mesmo com o protocolo aprovado, a igreja/tempo religioso/academia/clube só poderá iniciar as atividades após a publicação de decreto municipal que trate da permissão. Da mesma forma, em relação a estes segmentos, mesmo após a publicação de decreto será necessário ter a aprovação do protocolo individual para o retorno das atividades.