Revista Fato

menu Menu

Saúde Bucal X Gestação

Publicado por: , em 13/05/2020 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 1 minuto

A saúde durante a gestação é um dos principais fatores a determinar o nascimento de um bebê saudável. É importante que você (mamãe) aprenda como cuidar da sua própria saúde bucal, porque crianças cujas mães sofrem de doenças orais tem mais chance de também sofrer dessa condição.

Doenças orais na infância podem levar a dor e estresse, e afetar o desenvolvimento e bem-estar geral da criança. Crianças comumente copiam os hábitos de higiene oral dos pais enquanto crescem, então é importante que você comece e mantenha hábitos saudáveis mesmo antes do bebê nascer.

É aconselhável que toda grávida visite seu dentista durante a gestação para prevenir e/ou tratar doenças orais tais como cárie e doença gengival. O tratamento odontológico necessário pode ser fornecido seguramente em todas as fases da gestação. De fato, atrasar tratamento necessário pode lhe causar danos e indiretamente ao seu bebê.

Agende sua consulta odontológica de uma maneira adequada a sua rotina, para que você possa visitar o dentista com calma e sem ter que se preocupar com horário. Também é aconselhável evitar períodos específicos em que esteja sentindo mais nauseada.

O segundo trimestre da gestação é considerado ótimo e mais confortável para o tratamento odontológico. Apesar disso, não existe evidência que tratamentos preventivos ou reparadores durante qualquer outro trimestre sejam danosos à gestante ou ao feto em desenvolvimento

Drª. Mariane Vaz de Melo

Graduada em odontologia pela Estácio de Sá; Pós graduada em odontopediatria pela São Leopoldo; Pós graduada em hipnose clínica pelo instituto brasileiro de hipnose; Atualização em laser de baixa potência.