Revista Fato

menu Menu

Sobe de 86 para 122 o número de casos monitorados em Ubá; os casos confirmados mantiveram-se em 31

Os casos monitorados tratam-se de pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste

Publicado por: , em 13/05/2020 - Categoria: SAúDE E BEM-ESTAR

Tempo de leitura: 2 minutos

Boletim Epidemiológico Covid-19 de Ubá desta quarta-feira, 13 de Maio.

Recebemos no início da tarde dessa quarta-feira (13) o Boletim Epidemiológico de nº 60. De acordo com informações, nas últimas 24 horas, Ubá manteve o número de casos confirmados (31) da data de ontem.

No entanto, houve uma crescente significante no aumento de pessoas com sintomas gripais, que não se enquadram no protocolo da SES – Secretaria Estadual de Saúde – para coleta do teste. Além dos (86) pacientes registrados nesta terça-feira (12), mais (36) pessoas estão sendo monitoradas. No total, o município possui (122) registros de monitoramento através da Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, mais (5) pessoas que apresentaram sintomas e se enquadravam para coleta do teste foram testadas. Até o presente momento, (7) pessoas aguardam o resultado dos exames.

Quanto as internações, MAIS (3) PACIENTES foram hospitalizados. Para conhecimento, abaixo segue a relação das internações enviadas pela Prefeitura de Ubá.

1) Paciente do sexo masculino, faixa etária 60 a 65 anos, grave porém estável, UTI. Resultado positivo para COVID-19.
2) Paciente do sexo masculino, faixa etária de 55 a 60 anos, estável, em leito de isolamento clínico. Resultado positivo para COVID-19.
3) Paciente do sexo masculino, faixa etária de 65 a 70 anos, grave porém estável. Aguarda resultado.
4) Paciente do sexo masculino: faixa etária de 75 a 80 anos, grave porém estável. Resultado positivo para COVID-19.
5) NOVO Paciente do sexo feminino, faixa etária de 70 a 75 anos, estável em isolamento clínico.
6) NOVO Paciente do sexo masculino, faixa etária de 30 a 35 anos, estável em isolamento clínico.
7) NOVO Paciente do sexo masculino, faixa etária de 20 a 25 anos, estável em isolamento clínico.

Quanto a paciente do sexo feminino, faixa etária 40 a 45 anos, que encontrava-se em isolamento clínico, bem e testou positivo para COVID-19 teve ALTA. Foi orientada a manter isolamento domiciliar.

Esclarecimento da PREFEITURA DE UBÁ

– Os critérios para realização de exame para COVID-19 encontram-se disponíveis na Nota Informativa 03, voltada para profissionais de saúde, e que encontra-se disponível no site da Prefeitura.

– É importante destacar que nem todo caso de internação clínica em isolamento configura-se dentro dos protocolos para realização de teste para COVID-19. Em alguns casos, os pacientes internados são monitorados, mas não investigados. Isso se dá pela ausência de sintomas exigidos para a testagem de COVID-19, como febre, por exemplo.

– O Município de Ubá esclarece que nosso boletim diário informa apenas dados referentes a situação de pacientes RESIDENTES na cidade. Trata-se de protocolo padrão adotado por todos os municípios.

Sobre os exames:

Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19, e também na UFV, através de convênio da instituição com o Hospital Santa Isabel. O município segue em busca de alternativas para reduzir o prazo de divulgação dos resultados.