Revista Fato

menu Menu

Sobe para 49 o número de casos suspeitos da Covid-19 em Ubá

Nesta segunda-feira (23), foram distribuídos kits de higiene para  pessoas em situação de rua

Publicado por: , em 24/03/2020 - Categoria: SAúDE E BEM-ESTAR

Tempo de leitura: 3 minutos

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações  em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

O número de casos suspeitos é de 49. Destes, todos foram orientados quanto às medidas de higiene e isolamento domiciliar, e assinaram termo de responsabilidade. Dez resultados foram recebidos, e apontam resultado negativo. Não há nenhum caso confirmado na cidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Social/Banco de Alimentos, em conjunto com a Secretaria de Educação, fez um levantamento das famílias em vulnerabilidade social (em especial  aquelas que ficarão com maior risco de insegurança alimentar devido à suspensão das aulas) para distribuição de cestas básicas. A distribuição começou nesta segunda-feira (23) e será feita de forma gradual.

Nesta segunda-feira (23), foram distribuídos kits de higiene para  pessoas em situação de rua. Aqueles que não foram contemplados, podem procurar o Centro POP, na Rua João Guilhermino, 96, Centro.

Um carro de som, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, circula, desde sábado, pelas ruas do município recomendando às pessoas que permaneçam em suas casas. Equipes de Fiscalização também estão de plantão, percorrendo locais com denúncia de aglomeração de pessoas.

Decreto em vigor

A suspensão das atividades comerciais e  industriais na cidade já está em vigor, de acordo com o Decreto Municipal 6.362/2020. As barreiras sanitárias devem entrar em funcionamento ainda hoje. Denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas devem ser encaminhadas a Polícia Militar, pelo 190. A equipe de fiscalização da Prefeitura também recebe as denúncias pelo canal de ouvidoria do município: http://www.uba.mg.gov.br/ouvidoria.

Orientações à comunidade:

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco

Para quem chega de viagem vindo de local em que haja reconhecimento de transmissão comunitária da doença, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através do número 3301-6503 (somente mensagem, não atende ligação). 

– Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias.

– Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias.

A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre ou sinal/sintoma respiratório. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou a Policlínica Regional – funcionamento ampliado (7h às 20h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda.

Uma equipe de plantão atua na Rodoviária de Ubá, orientando a todos os passageiros que chegam à cidade sobre as medidas de isolamento domiciliar e os cuidados de higiene como forma de prevenção à doença. Esta medida já era tomada através da distribuição de panfletos, e agora foi reforçada com a instalação de uma tenda para apoio.

Outras medidas referentes ao atendimento ao público em setores da Prefeitura estão foram tomadas. Entre elas:

Aviso aos servidores:

A folha de pagamento será paga conforme a rotina: na última sexta-feira do mês. No caso deste mês, no dia 27 de março. Solicitamos aos servidores que evitem ir à agência bancária nos horários de maior movimento, para evitar aglomerações. Sugestão: uso de aplicativos do banco e utilização de caixa eletrônico nos horários de menor movimento.