Revista Fato

menu Menu

Todo mundo é vendedor!

Publicado por: , em 28/11/2022 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 2 minutos

Foto: Arquivo Pessoal

 

Só existe uma profissão principal no mundo: o vendedor! Todas as demais são secundárias. Você pode ser médico, advogado, dentista, engenheiro, mas sem vender seus serviços, você, provavelmente, estará fadado ao fracasso. Portanto, antes de assumir qualquer uma profissão, você precisa ser um vendedor, aliás, um excelente vendedor, pois estamos em um mercado extremamente competitivo e os clientes, por sua vez, estão cada vez mais exigentes. 

Sem vendedores, o mundo para de girar. Sem vendas, as empresas vão à falência. A venda está relacionada à vida e a todas as áreas que ela envolve. Vender é uma habilidade, é treinável e todos precisam.

Conquistar a pessoa amada, ser escolhido para uma vaga de emprego, convencer alguém a investir no seu negócio são formas por exemplo de se “vender”, pois vai exigir comunicação, persuasão e negociação, que são habilidades necessárias em um vendedor. 

Para se tornar um vendedor profissional é preciso estudar muito, adquirir conhecimento e aprimorar com a prática. Não é apenas sobre não desistir, mas sobre se comprometer em melhorar a cada dia. Ninguém se torna um vendedor da noite pro dia, mas sim no dia a dia.

Como não se ensina sobre vendas na escola, na faculdade, nem existe um curso superior para isso, a carreira de vendedor costuma ser o que “sobrou”, talvez a única oportunidade do primeiro emprego, sem barreiras de entrada ou exigências de pré-requisitos. Sendo assim, a grande maioria exerce sem preparo, provavelmente apresentando baixa performance e comportamento inadequado. Por isso, costumam “queimar o filme” da profissão, muitas vezes sendo chamados de chatos.

Quantas pessoas você ouve dizer: “vender não é pra mim, não consigo ser chata, insistente, não sei cobrar”; mas o vendedor profissional, treinado, capacitado, experiente, não precisa ser nada disso. Quando ele entende o impacto positivo que seu produto ou serviço causa no público-alvo, além de querer contar isso para o maior número de pessoas, não se sentirá desafiado com as objeções dos seus clientes, pois ao invés de se incomodar, fará de tudo para mostrar o sentido do que está dizendo. 

O fato é que todo mundo é vendedor e nem todos os pagamentos são monetários. As “comissões” vêm de diversas formas. Um corpo bonito é a “comissão” por uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares. Portanto, vender muito é a “comissão” recebida pelo conhecimento em relação às técnicas, comprometimento, ambição e gestão das emoções. A pessoa que entende isso, possui a verdade como valor e constrói relacionamentos verdadeiros e duradouros, jamais ficará sem “emprego” ou passará necessidades financeiras, pelo contrário, possivelmente enriquecerá. Seus clientes o seguirão onde estiver pela credibilidade conquistada. 

Rafaella Mazzei

Rafaella Mazzei é mentora de vendas, consultora empresarial, palestrante e escritora, sendo especialista em vendas, liderança e comportamento humano. Coleciona resultados extraordinários em uma carreira de mais de dez anos empreendendo como vendedora e líder de grandes equipes de vendas. Já ultrapassa 10000 horas desenvolvendo e treinando mais de 3000 vendedores. Acredita que saber vender é uma habilidade imprescindível para qualquer pessoa que queira ter sucesso na vida.