Publicado por: Revista Fato, em 22/02/2021 - Categoria: CIDADE
Tempo de leitura: 2 minutos
O município de Ubá avança para a onda amarela do Programa Minas Consciente. A atualização atende a indicação da Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 Nº 127, de 16 de Fevereiro de 2021. A mudança entra em vigor nesta segunda-feira (22), com a publicação do Decreto Municipal 6.550/2021.
Com o avanço para a onda amarela, a distância linear (exigida entre pessoas em uma fila, em equipamentos de academia e cadeiras, por exemplo) passa a ser de 1,5 metro. Já a metragem de referência para ocupação dos estabelecimentos, seja em ambientes abertos ou fechados, passa a ser de uma pessoa a cada 4 metros quadrados. Destaca-se que esta métrica indica o número máximo de pessoas que pode utilizar o mesmo ambiente de forma simultânea, sendo que todas as pessoas devem ser consideradas para fins de cálculo: clientes, funcionários, etc. Em eventos, a capacidade máxima será de 100 participantes, entretanto este número está sujeito às regras de metragem tendo em vista que somente um ambiente com mais de 400m² poderá comportar esse volume de pessoas.
O auto atendimento (self-service) permanece proibido, tanto em restaurantes e similares quanto em padarias.
Minas Consciente 3.0
Conforme última atualização do Plano Minas Consciente, todas as atividades poderão funcionar durante a pandemia, com regras mais ou menos restritivas, de acordo com a onda vigente. A onda amarela ainda representa situação de alerta e requer distanciamento moderado.
Matéria replicada do portal: Assessoria de Comunicação da PMU