Revista Fato

menu Menu

Ubá confirma o 2º caso de Coronovírus

Publicado por: , em 11/04/2020 - Categoria: SAúDE E BEM-ESTAR

Tempo de leitura: 3 minutos

Boletim Epidemiológico atualizado.

No Boletim Edpidemiológico de nº 28 enviado pela Assessoria de Comunicação de Ubá, consta a confirmação do 2º caso testado e com resultado positivo para Coronavírus na cidade de Ubá.

De acordo com informações do Boletim, trata-se de um paciente do sexo masculino, faixa etária de 45 a 50 anos. Não está internado. Apresentou os primeiros sintomas no dia 5 de abril, dois dias depois de chegar de São Paulo. Realizou exame no dia 6 de abril, e foi orientado a fazer isolamento domiciliar. Paciente está bem, sem apresentar sintomas, mas permanece em isolamento e sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica.

Ubá possui dois (02) casos confirmados de COVID-19; Nove (9) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e ainda aguardam resultado do exame; Trinta e um (31) pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados; Oitenta e oito (88) pacientes, dentre casos investigados que receberam resultado negativo e casos monitorados devido ao transcorrer do prazo de 14 dias, foram descartados para COVID-19; O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e trinta (130).

Esclarecimento:

Internações (total de 5 internados):

1) uma criança de faixa etária de 0 a 5 anos encontra-se internada na UTI pediátrica com suporte ventilatório;
2) uma criança na faixa etária de 0 a 5 anos está internada em leito clínico de isolamento;
3) uma criança na faixa etária de 0 a 5 anos, com sintomas gripais, em leito de isolamento,
4) paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável.
5) paciente do sexo masculino, faixa etária de 50 a 55 anos, internado em leito clínico de isolamento.

TEVE ALTA: paciente do sexo feminino, faixa etária de 80 a 85 anos, com sintomas de leve a moderados, que estava internada em leito de isolamento. Apresentou melhora no quadro. Resultado do exame ainda não foi recebido.

Importante esclarecer que:

Os testes rápidos para COVID-19 para os municípios serão fornecidos pelo Ministério da Saúde.
Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados.

Orientações à comunidade/ NOVO NÚMERO DE WHATSAPP

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco.

Para quem chega de viagem, considerando a transmissão comunitária em todo país, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana e feriado prolongado, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através dos números 3301-6503 ou 3301-6108 (somente mensagem, não atende ligação).

– Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias.

– Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias.

A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, ou coriza, ou dificuldade respiratória. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda.