Publicado por: Revista Fato, em 20/03/2021 - Categoria: CIDADE
Tempo de leitura: 3 minutos
Os números da pandemia no município não param de subir. Nas últimas 24 horas, de acordo com a atualização divulgada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá, 4 óbitos foram registrados e mais 82 novos casos foram confirmados.
Em acompanhamento pelo setor de epidemiologia do município constam 859 ubaenses e que fizeram o teste e aguardam o resultado do exame, constam 266 registros.
Para tentar minimizar o impacto da pandemia em Ubá e região e prestar o atendimento necessário aos pacientes infectados e que tiverem demanda de UTI, o Hospital Santa Isabel realizou a ampliação de 10 novos leitos de UTI COVID, com equipamentos necessários e equipe profissional.
De acordo com informações que constam no Boletim Epidemiológico de hoje, os novos leitos, para os quais já foi iniciado processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde, estão instalados no local em que funcionavam os leitos clínicos. Já a triagem de novos pacientes com sindrome gripal agora é feita com apoio de uma tenda da Prefeitura de Ubá, montada no estacionamento da unidade.
No entanto, apesar da ampliação de 10 novos leitos, a UTI COVID que atende pacientes de Ubá e região está com 100% dos seus leitos ocupados. Já os leitos clínicos possuem 66% da sua capacidade de ocupação.
Ubá está na Onda Roxa
O município de Ubá aderiu à onda roxa através do Decreto Municipal 6.561/2021. A norma municipal traz regras em consonância com a Deliberação estadual COVID-19 nº 130.
Além da adoção das regras já previstas na legislação estadual, o município de Ubá limita a realização da Feira-Livre, sendo a mesma permitida apenas na quarta-feira e proibida aos domingos durante a vigência da onda roxa; e recomenda a suspensão das atividades presenciais em igrejas e templos. Funcionamento dos setores industriais é permitido com adoção de protocolos, conforme a Deliberação nº 140. Já o comércio e setor de serviços poderá funcionar somente com delivery e/ou retirada em balcão. O consumo interno está proibido em bares, restaurantes e lanchonetes, sendo que após as 20h estes estabelecimentos somente podem funcionar com portas fechadas.
A restrição de circulação de pessoas em vias públicas será adotada de 20h às 5h. A Polícia Militar, através da 35ª CIA, informou que irá apoiar as ações da Fiscalização Municipal, e também atuará na abordagem de pessoas que estiverem as ruas nos horários de circulação restrita (de 20h às 5h), pessoas sem máscara, eventos particulares em residências ou sítios e quaisquer outras ações que violem o Decreto Municipal e as regras da Onda Roxa.
Informações sobre os novos óbitos confirmado:
131º óbito: Paciente do sexo masculino, faixa etária de 50 a 55 anos de idade. Internado em 08/03, sem comorbidade. Óbito em 20/03.
132º óbito: Paciente do sexo masculino, faixa etária de 85 a 90 anos de idade. Internado em 11/03, com doença cardiovascular e hipertensão. Óbito em 20/03.
133º óbito: Paciente do sexo masculino, faixa etária de 55 a 60 anos de idade. Internado em 20/03, com doença cardiovascular, hipertensão, diabetes e asma. Óbito em 20/03.
134º óbito: Paciente do sexo feminino, faixa etária de 45 a 50 anos de idade. Internada em 05/03, sem comorbidade. Óbito em 20/03.