Revista Fato

menu Menu

UFV é considerada 2ª melhor universidade de Minas e 19ª da América Latina, segundo pesquisa internacional

Levantamento da revista britânica Times Higher Education considerou aspectos como ensino, pesquisa, citações, investimentos e perspectiva internacional. UFJF entrou pela primeira vez no ranking. Veja os dados.

Publicado por: , em 15/07/2020 - Categoria: REGIãO

Tempo de leitura: 3 minutos

A Universidade de Viçosa (UFV) foi considerada, a segunda melhor instituição de Minas Gerais e a 19ª da América Latina por uma pesquisa publicada pela revista britânica de educação superior Times Education (THE).

Pelo levantamento, a UFV ocupa a 12ª posição no Brasil. Já a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entrou pela primeira vez no ranking e preenche a 70ª posição entre as instituição latino-americanas. No país, o resultado geral da UFJF é o 33º lugar, enquanto no Estado, a Universidade aparece na quinta posição.

Os dados foram divulgados na última semana e classificaram 166 instituições de 13 países da América Latina. Na pesquisa são considerados aspectos, como ensino, pesquisa, citações, investimentos e perspectiva internacional.

Lidera o ranking na América Latina a Pontifícia Universidade Católica do Chile e, no Brasil, o primeiro lugar ficou com a Universidade de São Paulo (USP).

A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), não foi citada na pesquisa. A lista completa pode ser conferida no site da Times Higher Education.

No ano passado, o G1 mostrou os números da pesquisa. Na ocasião, a UFV foi a segunda melhor universidade de Minas Gerais e a 17ª da América Latina. No Brasil, a instituição ocupou a 12ª posição.

Importância

De acordo com o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, é importante alcançar posições de destaque, principalmente entre universidades que possuem quadros docentes e discentes substancialmente maiores, como USP, Unesp, Unicamp, UFMG, UFRJ, dentre outras.

Além disso, David da Silva lembrou que esses resultados devem ser analisados sempre com cautela, mas “são elementos importantes e que contribuem no direcionamento de ações”.

Já a diretora de avaliação institucional da UFJF, Michele Farage, analisou de forma positiva a entrada da instituição no ranking.

“Na estreia, nossa instituição logrou uma participação positiva, ficando entre as 166 melhores universidades latinas e do Caribe e entre as 61 brasileiras. O Times Higher Education é um dos principais rankings do mundo e considera parâmetros de desempenho relacionados às missões centrais das universidades”.

Ainda conforme Michele Farage é a primeira vez que a UFJF participa desse ranking.

“Nossa perspectiva é subir nos próximos anos, não só pela melhoria que se espera em todos os aspectos na nossa atuação, mas também no maior refinamento na coleta dos dados”, finalizou.