Revista Fato

menu Menu

Vacinação de cães e gatos

Publicado por: , em 25/05/2021 - Categoria: COLUNAS

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem possui um animal de estimação sabe que demanda uma série de cuidados para que a qualidade de vida do seu pet seja preservada. Hoje vamos falar sobre vacinação, um tema importantíssimo para a saúde dos animais. Você está por dentro do assunto?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO NOS PETS?

Assim como os humanos, os pets devem ser vacinados por dois motivos:

  • Imunização garantindo que o animal permaneça saudável, evitando doenças contagiosas e infecciosas.
  • Protege o animal contra os agentes que ficam circulando no ambiente e a transmissão pelo contato direto de animal para animal e também dos animais para os humanos.

A vacinação é muito importante para os pets e também para nós, pois ela pode evitar várias doenças, que são transmitidas para os humanos pelos animais, conhecidas como ZOONOSES, por tanto, a vacinação é um ato de responsabilidade da saúde pública. Quanto mais vacinados, menos doenças para os cães e gatos e para população.

VACINAR CONTRA QUAIS DOENÇAS?

 

Existem vários tipos de vacina e o melhor protocolo de vacinação será escolhido de acordo com animal e ambiente em que vive. Referente a essa avaliação feita pelo médico veterinário será escolhido o melhor para o animal.

Existem as vacinas que são obrigatórias ( essenciais ) e as não-essenciais. As obrigatórias são: Polivalentes (V8 OU V10), elas imunizam contra cinomose, parvovirose, leptospirose canina, hepatite infecciosa, parainfluenza, adenovirose, coronavirose. E outra vacina obrigatória é vacina de raiva.

Para as não-essenciais temos as vacinas; de gripe, que imuniza parainfluenza e Bordetella Brochiseptica dos cães, a vacina de giárdia e de leishmaniose, que não é obrigatória por enquanto, mas é de extrema importância.

PROTOCOLO DE VACINAÇÃO DE CÃES

A partir de 45 dias de vida, o filhote deve ser vacinado com a primeira dose da vacina polivalente (V8 ou V10).

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Seguindo o protocolo de vacinação proposto pelo médico veterinário para seu animal. A partir dos 45 dias de vida você promove melhor imunidade, o que evita a transmissão de doenças e menor índice de óbitos, mas devemos ressaltar que o protocolo deve ser feito de forma correta e em datas corretas para garantir a eficácia. E após o término desse protocolo, deve ser orientados ao tutor que são necessários reforços anuais, se tornando essencial para saúde do animal ao longo de sua vida e para nós, seres humanos.

VACINA DO GATO

Foto: Arquivo Pessoal

O felino também tem que ser vacinado a partir dos 45 dias de vida, seguindo o protocolo recomendado pelo veterinário. As vacinas imunizam compra as seguintes doenças virais: Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia, Leucemia Felina, Chlamydiapsittaci e FELV (  quíntupla)  e a vacina de Raiva. As vacinações são muito importantes para manter o controle de doenças e qualidade de vida dos animais.

QUEM PRECISA SER VACINADO?

Todos os filhote e adultos, dos cães e os gatos, para garantir uma melhor qualidade de vida, longevidade e saúde.

ONDE VACINAR E COM QUEM VACINAR?

A vacina deve ser feita por um médico veterinário que realizará a avaliação do estado de saúde do animal, pois animais doentes não podem ser vacinados. Os filhotes passarão pela CONSULTA PEDIÁTRICA, onde acontecerá essa avaliação e conversa com o tutor , para explicar todo protocolo e retirada de dúvidas. Estando com a saúde em estado perfeito, será iniciado o protocolo de vacinação proposto para o animal. Explicando que cada animal tem protocolo individualizados por tempo, idade e vacinas, por isso a importância da realização deste pelo veterinário. Os animais adultos também deverão ser avaliados pelo médico veterinário para verificação do estado adequado de saúde e aplicação das vacinas.

Animais com doenças, debilitados, desnutridos e com infestação de ectoparasitas (carrapato e pulgas ) e endoparasitas  (vermes) não devem ser vacinados, é preciso restabelecer a saúde do animal para depois serem imunizado.

Gostou de saber sobre a importância da vacinação? Fique atento aos cuidados, a saúde do seu companheirinho agradece!

 

Foto destaque: Reprodução Internet

 

 

 

Dra Tuanny Rufato

Médica Veterinária de pequenos animais e especialista em Alimentação Natural para cães saudáveis e terapêuticas